DEVOCIONAL DIÁRIO NO EVANGELHO DE MARCOS
- Pr Christian

- 5 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Devocional Marcos 155

Marcos 14: 53 Pedro Nega Jesus
66 Estando Pedro em baixo, no pátio, uma das criadas do sumo sacerdote passou por ali. 67 Vendo Pedro a aquecer-se, olhou bem para ele e disse:
“Você também estava com Jesus, o Nazareno”.
68 Contudo ele o negou, dizendo: “Não o conheço, nem sei do que você está falando”. E saiu para o alpendre.
69 Quando a criada o viu lá, disse novamente aos que estavam por perto: “Esse aí é um deles”. 70 De novo ele negou.
Pouco tempo depois, os que estavam sentados ali perto disseram a Pedro: “Certamente você é um deles. Você é galileu!”
71 Ele começou a se amaldiçoar e a jurar: “Não conheço o homem de quem vocês estão falando!”
72 E logo o galo cantou pela segunda vez[i]. Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe tinha dito: “Antes que duas vezes[j] cante o galo, você me negará três vezes”. E se pôs a chorar.
Palavra-chave:ele o negou
Na passagem anterior vimos que Pedro seguiu Jesus e ficou perto de um fogo se aquecendo e olhando curioso o que fariam com Jesus, agora a pessoas que estão na casa do sumo sacerdote começam a questionar se ele é da turma de Jesus e Pedro por três vezes nega conhecer Jesus.
Pedro tem um problema sério e este problema é negar o seu amigo, seu mestre, seu Senhor, Seu Messias. Pedro por diversas vezes foi arrogante e não ouviu os avisos que Jesus lhe fizera. Agora quando vem a pressão verdadeira Pedro perde aquela coragem. Perde também a fidelidade que havia tanto prometido até acima de seus colegas. Pedro descobriu que ele é mais fraco e vulnerável do que ele pensava. A atitude de Pedro foi contraria a tudo que achou que seria e amargamente ele se amaldiçoa e com estas palavras ele nega: “Não conheço o homem de quem vocês estão falando!”
Quão duro é ouvir tais palavras, covardia e vergonha, para alguém que andou com o Filho de Deus. Isso nos ensina algo, que as pressões do mundo colocam em xeque nossa fidelidade a Deus e pode estar acontecendo conosco agora mesmo. Somos cerceados de as formas: Sensualidade, poder, inveja, ganância, vergonha de ser cristão, etc... E agora? Vimos a trajetória de Pedro até aqui e sabemos que após o pentecoste, Jesus entregou o Espírito Santo de Deus para nos ajudar e Pedro desenvolveu e cresceu em sua fé, assim também é conosco, mesmo se caímos ainda podemos buscar o que nos falta em Deus.
Ore ao Senhor, Deus poderoso, nos te adoramos porque é o Deus, o único Deus que precisamos, apesar de nós, sabemos que é em ti que devemos permanece, sem fuga e negações, nos ajuda a ficarmos firmes frente as pressões do mundo. Amém!


Comentários