DEVOCIONAL DIÁRIO NO EVANGELHO DE MARCOS
- Pr Christian
- 3 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Devocional Marcos 153

Jesus é Preso
Marcos 14: 43 Enquanto ele ainda falava, apareceu Judas, um dos Doze. Com ele estava uma multidão armada de espadas e varas, enviada pelos chefes dos sacerdotes, mestres da lei e líderes religiosos.
44 O traidor havia combinado um sinal com eles: “Aquele a quem eu saudar com um beijo, é ele: prendam-no e levem-no em segurança”. 45 Dirigindo-se imediatamente a Jesus, Judas disse: “Mestre!”, e o beijou. 46 Os homens agarraram Jesus e o prenderam. 47 Então, um dos que estavam por perto puxou a espada e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha.
48 Disse Jesus: “Estou eu chefiando alguma rebelião, para que vocês venham me prender com espadas e varas? 49 Todos os dias eu estive com vocês, ensinando no templo, e vocês não me prenderam. Mas as Escrituras precisam ser cumpridas”. 50 Então todos o abandonaram e fugiram.
51 Um jovem, vestindo apenas um lençol de linho, estava seguindo Jesus. Quando tentaram prendê-lo, 52 ele fugiu nu, deixando o lençol para trás.
Palavra-chave:“Estou eu chefiando alguma rebelião
Ainda no Getsêmani o traidor chega com os religiosos e pessoas armadas, Jesus é apontado por Judas usando um dos símbolos da intimidade entre amigos, enquanto Pedro mais uma vez toma a rédea da situação da forma que melhor entende e corta a orelha do servo do sacerdote. Jesus prontamente reage e acaba com a violência lembrando que não é para uma rebelião que Ele está lá, mas para ensinar. O gesto de Jesus indica que ele está se entregando. Ao ver isso todos fogem, pois não era para se entregar que estavam lá e fugiram de medo e abandoaram a causa, como assim estava profetizado.
A traição e prisão de Jesus são o marco daquilo que Ele se preparou, vigiou e orou. Também é o marco daquilo que nos faz entender o tipo de resgate que o povo de Israel e o mundo precisavam. Mas em primeira mão resultou em duas reações. A do lideres que foi oprimir e conter a mudança que Jesus estava trazendo e dos discípulos de fugir ao invés de se entregar. É certo que Jesus estava cumprindo algo que lhe cabia, mas só prova o quanto era e é necessário que tal coisa acontecesse.
A prisão de Jesus é divisora no posicionamento de cada um de nós, porque a entrega a vontade de Deus não é uma desistência no confronto com o sistema, mas sim o assumir a vontade de Deus acima de qualquer situação. A luta que vemos Jesus lutar como messias é para a salvação de muitos e não a sua. No mundo em que vivemos ainda há opressores inimigos de Deus e não adianta ficar fugindo ou negando Jesus porque sabemos que a promessa se cumprirá e seremos recebidos no reino de Deus.
Ore ao Senhor, Deus poderoso que governas a história, nos ajuda a perseverar diante das tribulações, opressões e fugas da tua vontade. Jesus já nos garantiu a vitória sobre o mundo com a ressureição, não a morte que possa nos aprisionar, não há sistema que possa tirar de nós o teu Espírito Santo, Obrigado por nos ensinar a ser obediente a vontade, do Pai. Amém!
Comments