DEVOCIONAL DIÁRIO NO EVANGELHO DE MARCOS
- Pr Christian

- 26 de mai. de 2023
- 3 min de leitura
Devocional Marcos 145

A Ceia do Senhor
Marcos 14: 12 No primeiro dia da festa dos pães sem fermento, quando se costumava sacrificar o cordeiro pascal, os discípulos de Jesus lhe perguntaram: “Aonde queres que vamos e te preparemos a refeição da Páscoa?”
13 Então ele enviou dois de seus discípulos, dizendo-lhes: “Entrem na cidade, e um homem carregando um pote de água virá ao encontro de vocês. Sigam-no 14 e digam ao dono da casa em que ele entrar: O Mestre pergunta: Onde é o meu salão de hóspedes, no qual poderei comer a Páscoa com meus discípulos? 15 Ele lhes mostrará uma ampla sala no andar superior, mobiliada e pronta. Façam ali os preparativos para nós”.
16 Os discípulos se retiraram, entraram na cidade e encontraram tudo como Jesus lhes tinha dito. E prepararam a Páscoa.
Palavra-chave: E prepararam a Páscoa
Jesus e seus discípulos chegaram em Jerusalém, o local apropriado para se celebrar a pascoa, lá estava o templo do Senhor onde eram feitos os sacrifícios, Sendo assim seria obrigatória de acordo com a tradição e obediência a Deus Celebra-la lá e os discípulos esperavam a orientação do Mestre que o fez profetizando da mesma forma que o havia feito na entrada Triunfal. Orientando profeticamente como se soubesse onde e quando tudo ia acontecer, mostrando que suas decisões não só são pensadas, mas divinamente orientadas e assim acontece como ele havia dito. A ceia de páscoa é um marco na vida judaica e está que muitos chamam de última ceia, por ser antes de sua morte, também poderia ser chamada a primeira ceia, pois foi a primeira ceia para nós cristãos nos referenciarmos para celebrar a Ceia do Senhor em nossas comunidades uma vez que ela representa o pacto da nova Aliança com Deus.
A nova aliança é a morte e ressurreição de Cristo, meio pelo qual fomos redimidos e salvos da morte eterna, libertos da escravidão do pecado e restaurados a presença do Pai. Veja que estes versos são cheios de ordem e reverência. Um memorial importante que marcou o passado do povo de Israel no reencontro com seu Deus através de Moisés que os guiou para a libertação e terra prometida, agora temos Jesus que está fazendo o mesmo e nos conduzindo para o Reino eterno de Deus. O caminho para celebrar a pascoa é a obediência, temor as Deus, respeito ao seu ensino, seus processos e meios são educativos para nós. A pascoa é um estado e a forma pela qual vivemos. Orientação divina, obediência e relacionamento com Deus e a comunidade.
Jesus era necessário para indicar onde seria páscoa porque Ele não tinha um lugar, do contrário não perguntariam. O Lugar foi preparado por Deus antes dos discípulos poderem fazer os preparativos. Cada passo da jornada é acompanhado por Deus, se você vive este relacionamento e dependência de Deus em Jesus Cristo você também está sendo acompanhado. Você já sabe o significado da páscoa e porque a celebramos, vamos continuar aprendendo enquanto estamos a mesa com Jesus.
Ore ao Senhor, Deus de amor te louvamos mais uma vez neste dia por ser um Deus minucioso e atencioso. Quando Leio estes versos sinto uma grande paz porque me certifica da sua presença, cuidado e orientação para que sejamos convidados a sua mesa. Todos os preparativos, todo nosso futuro já está visto desde a criação do mundo e o Senhor cuida para estejamos a tua mesa. Amém!


Comentários