DEVOCIONAL DIÁRIO NO EVANGELHO DE MARCOS
- Pr Christian

- 24 de mai. de 2023
- 3 min de leitura
Devocional Marcos 143

Marcos 12: 3 Estando Jesus em Betânia, reclinado à mesa na casa de um homem conhecido como Simão, o leproso, aproximou-se dele certa mulher com um frasco de alabastro contendo um perfume muito caro, feito de nardo puro. Ela quebrou o frasco e derramou o perfume sobre a cabeça de Jesus....
...6 “Deixem-na em paz”, disse Jesus. “Por que a estão perturbando? Ela praticou uma boa ação para comigo. 7 Pois os pobres vocês sempre terão com vocês, e poderão ajudá-los sempre que o desejarem. Mas a mim vocês nem sempre terão. 8 Ela fez o que pôde. Derramou o perfume em meu corpo antecipadamente, preparando-o para o sepultamento. 9 Eu lhes asseguro que onde quer que o evangelho for anunciado, em todo o mundo, também o que ela fez será contado em sua memória.”
Palavra-chave: uma boa ação para comigo.
Esta passagem de 1 a 11 é uma das histórias- sanduiche dos evangelhos de Marcos que coloca uma história no meio da outra. Jesus estava em Betânia, como um bairro próximo a Jerusalém jantando com este homem ainda apelidado de leproso, quando Jesus o havia curado anteriormente, então esta mulher que provavelmente é Maria irmã de Lazaro e Marta, chega e interrompe o jantar dos homens, quebrando este perfume caríssimo sobre Jesus. Falaremos em outro momento como Maria é perseguida por isso, mas Jesus a defende lembrando e ressaltando a sua linda bondade para com Ele, sua determinada generosidade, a providencia de seu ato e quão memorável é.
Muito coisa importante a respeito da Maria nesta história, ela esta certa de quem Jesus é e em adoração total executa seu plano que Jesus descreve (usando a língua original) como uma linda bondade, Jesus se maravilhou com seu gesto de bondade e também generosidade, derramando um perfume tão caro e por ser igualmente em grande quantidade, dando aos estudiosos o entendimento que poderia ser uma herança de família. Sem arrependimento ou apego ela quebra o frasco, não há mais volta, ela entregou tudo que tinha ao Senhor Jesus. Sua ação foi providencia divina preparando Jesus para seu sepultamento, era comum perfumar o cadáver para controlar o cheiro. Finalmente Jesus ressalta que seu ato é memorável e que faz parte da proclamação do evangelho, seu ato é um anuncio da proclamação do evangelho, seu ato de adoração, bondade e generosidade transmitem a essências do evangelho de Cristo.
Se Jesus diz que é louvável e memorável, significa que é importante e deve ser lembrado e imitados. A postura de Maria foi de adoração total com seus adjetivos lindo, bom, generoso, providencial e replicável. Jesus nos mostra que uma vida assim diante de Deus é valorosa, sem apegos. Pense que numa sociedade simples sem um capitalismo de consumos como temos hoje, uma moça que está sempre perfumada é um destaque social. Ela também não se apegou ao valor, mas entregou tudo providencialmente debaixo da vontade de Deus. Memorável porque Maria é um exemplo para nós de adoração, na história sanduiche mostra sua antítese, Judas o traidor. A partir de seu ato, ela sela profeticamente o destino de Jesus para seu sepultamento, ungindo para seu comissionamento. Eram ungidos aqueles escolhidos para uma tarefa importante para Deus.
Ore ao Senhor, Senhor Deus te louvamos por vidas como a de Maria que marcaram a história, nos ensinando mais sobre uma vida de adoração para contigo. Te pedimos quebrantamento e discernimento para sermos assim usado. Adoradores que respondem providencialmente a tua vontade, para teu louvor. Amém.


Comentários