DEVOCIONAL DIÁRIO NO EVANGELHO DE MARCOS
- Pr Christian

- 27 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Devocional Marcos 116

Jesus Purifica o Templo
Marcos 11: 15 Chegando a Jerusalém, Jesus entrou no templo e ali começou a expulsar os que estavam comprando e vendendo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas 16 e não permitia que ninguém carregasse mercadorias pelo templo. 17 E os ensinava, dizendo: “Não está escrito:
“‘A minha casa será chamada casa de oração para todos os povos’?
Mas vocês fizeram dela um ‘covil de ladrões’”.
18 Os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei ouviram essas palavras e começaram a procurar uma forma de matá-lo, pois o temiam, visto que toda a multidão estava maravilhada com o seu ensino.
19 Ao cair da tarde, eles saíram da cidade.
Palavra-chave: casa de oração para todos os povos’
Jesus no dia anterior observou tudo que se passava no templo e já sabia bem o que iria fazer. A primeira ação como Rei foi colocar ordem na casa de seu Pai, Ele cita dois textos o primeiro Isaías 56:7 que ali é a casa dele para todos os povos e o segundo Jeremias 7:11 apontando que aqueles que deveriam estar cuidando da casa de Deus, são ladrões aproveitadores. Mesmo com as acusações os religiosos ficaram com medo a multidão era enorme, era semana de Páscoa e Jesus possivelmente passou o dia ensinando naquele local.
Interessante neste texto que Jesus traz correção para uma situação que ocorria no pátio externo do tempo, único local permitido para os gentios (não judeus) chamados prosélitos que são aqueles que se converteram ao judaísmo. Lá eles poderiam orar e entregar seus sacrifícios. Jesus usa as palavras dos antigos profetas para apontar um erro conhecido dos líderes e assim os impede de fazer qualquer coisa contra Jesus, pois sabiam que Jesus estava certo em expulsar os cambistas dali.
Jesus decidiu confrontar aquela situação que desonrava o Senhor assim como também os gentios. Existe sempre um critica ou uma controvérsia sobre o confronto. Se Deus precisa de nossa defesa e até que ponto somos guardiões da sã doutrina, para que esta, como o passar do tempo não se torne ao distante na memória. Esta aplicação tem algo muito importante para meditarmos hoje. Primeiro com quanta liberdade podemos usar o local de encontro que chamamos igreja e segundo com quanto cuidado devemos ter com nossos corpos, corações e mentes que são templo (habitação) do Espírito Santo de Deus em nós. Temos vistos uma banalização destas coisas assim como entre outros caso uma religiosidade sem medida. Como este texto nos ajuda a encontrar uma resposta equilibrada que não deprecie o nosso Senhor, mas que ele seja honrado e que a sua criação também.
Ore ao Senhor, Deus soberano e poderoso que está acima de todas as coisas, te pedimo para que o verdadeiro louvor, a verdadeira adoração, o temor que é devido venha de ti. Que nossos corações estejam quebrantados e susceptíveis a tua vontade, que teu Espírito nos ensine e nos corrija, que a tua palavra traga entendimento e sabedoria para nossas vidas e para orientação e correção devida. Sejamos exemplo de respeito a ti e ao teu povo. Amém,


Comentários